SER OBSERVADORA CERTIFICADA
Em 2015 fui convidada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) para participar do primeiro processo de certificação para me tornar Observadora Certificada, título este que me ensinou bastante até aqui. O ONSV é uma instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país.
Seu surgimento veio da preocupação de um grupo de profissionais multidisciplinares com os dados alarmantes divulgados anualmente, que reuniram todo o seu conhecimento, experiência e motivação em um projeto grandioso e desafiador: mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro.
Essa missão vai totalmente ao encontro daquilo que tenho feito há mais de 14 anos e foi exatamente isso que me atraiu no Observatório. Quando o Maio Amarelo foi criado há 5 anos atrás eu comecei a desenvolver ações em Belo Horizonte e foi exatamente isso que atraiu a presidência do ONSV e de onde surgiu o convite para me tornar Observadora.
Hoje, estou coordenando o projeto que ganhou uma nova cara e agregou mais 54 pessoas. A Nova turma de Observadores Certificados se formou e o projeto se consolida com o Primeiro Encontro Nacional dos Observadores que será realizado em Indaiatuba nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro.
É um orgulho enorme coordenar esse projeto juntamente com profissionais tão qualificados e que eu admiro tanto como a Roberta Mantovani, o Ramalho, e o Marcius.
Fico feliz em saber que teremos nossa voz ecoando em várias partes do Brasil e que aos poucos vamos plantando a semente da cultura da segurança viária. Com estudos, pesquisas e ações efetivas, vamos construindo um futuro melhor para nós mesmos e nossos filhos e netos.
Em 2019 teremos a formação de uma nova turma. Quer fazer parte? Faça seu pré-cadastro que enviaremos o convite para você quando lançarmos a nova turma.
QUERO RECEBER O CONVITE PARA A PRÓXIMA TURMA
Reduzir os acidentes de trânsito é a meta dos Observadores Certificados
Por: Observatório Nacional de Segurança Viária
Encontro realizado por dois dias em Indaiatuba reuniu grupo formado para trabalhar pela segurança na Mobilidade Humana Um grupo formado por pessoas engajadas em mudar a triste realidade do trânsito brasileiro, que mata mais de 36 mil pessoas a cada ano e deixa milhares de outros lesionados para o resto da vida. Assim os Observadores Certificados, que se reuniram nesta sexta-feira (15) e no sábado (16) no auditório da FIEC II (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), em Indaiatuba-SP, trabalharão. Eles participaram do evento para a troca de experiências e conhecimentos sobre Mobilidade Humana e Educação para o Trânsito. O encontro foi organizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e o Instituto Mobih apoiou o evento.
O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, o superintendente da FIEC, profº Mário Cesar Cobianchi, e o presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, fizeram a abertura do encontro e deram as boas-vindas aos presentes, reforçando a necessidade e importância do empenho em reduzir o número de acidentes de trânsito. A diretora de Relações Institucionais, Renata Herani do Instituto Mobih, braço social do Grupo Tecnowise pode apresentar o trabalho realizado.
Depois da apresentação de todos os observadores, a equipe multidisciplinar do OBSERVATÓRIO pode apresentar cases de sucesso e experiências vividas como, por exemplo, o Educa, que leva Educação para o Trânsito a crianças do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, feita pela educadora Roberta Mantovani, a Formação do Condutor, que prevê instruir novos motoristas com o olhar de segurança e as palestras proferidas, feita pela educadora Roberta Torres.
O professor Jorge Tiago Bastos mostrou as ferramentas Soma e Iris, que reúnem dados sobre o trânsito brasileiro divididos por região e estados e como os estudos e pesquisas integram os trabalhos desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO. Mauro Gil, vice-presidente do OBSERVATÓRIO abordou a importância do relacionamento com órgãos públicos.
O grupo de Observadores Certificados é formado por representantes de diversos estados brasileiros. Entre eles São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, entre outros.
Durante dois dias, os Observadores Certificados receberam informações sobre o trabalho desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, bem como o seu papel perante à sociedade, o Movimento Maio Amarelo e como bem representar o grupo por meio de parcerias, entrevistas à imprensa e palestras em todo o país.
Para serem aprovados, os candidatos passaram por criteriosa análise, inclusive de títulos que comprovem o trabalho na área de segurança viária e de formação superior. Eles também cumpriram todas as horas de curso EAD disponibilizados aos aprovados na primeira etapa de títulos e passaram por avaliação dos conhecimentos adquiridos.
Fonte: www.onsv.org.br
(18/02/19)