rt_01

OLÁ! SEJA BEM-VINDO(A)!

Sou Roberta Torres.

Tenho Mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela faculdade de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Sou Pós-graduada em Gestão, Segurança e Educação no Trânsito pela Universidade Cândido Mendes, graduada em licenciatura em artes plásticas pela Universidade Estadual de Minas Gerais e uma eterna estudante e aprendiz.  

Coordenei a pesquisa, o desenvolvimento de conteúdo e revisão técnica do Projeto Capacitação com prática de direção simulada para motoristas de ônibus, caminhões e carretas – SEST/SENAT. Foram 11 cursos e centenas de aulas desenvolvidas. Isso foi em 2015/2016.

Fiz o apoio de pesquisa e a revisão técnica dos conteúdos pedagógicos para a Nova Formação dos Condutores no Brasil auxiliando o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Câmara Temática do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) em 2016, 2017 e 2018. 

Comecei minha trajetória na área da segurança viária em 2002 como instrutora em um Centro de Formação de Condutores – CFC em Belo Horizonte, cidade onde nasci. 

Em 2005 tornei-me sócia do Centro de Formação de Condutores Belvedere até o ano de 2018. Atualmente atuo como consultora e coordeno as ações pedagógicas da empresa.

De 2007 a 2010 representei os CFC’s do Brasil como Diretora de Educação da Federação Nacional das Autoescolas – FENEAUTO. Foi quando fundei o Prêmio de Educação no Trânsito da Feneauto (2008) destinados aos CFC’s e o Projeto CFC na Escola (2010), desenvolvido para crianças do ensino fundamental. Atuei também nesta época como professora da Universidade Cândido Mendes, ministrando aulas para o curso de pós-graduação em gestão, educação e segurança no trânsito, na UNEC no curso de especialização em psicologia do trânsito, no CENTEC e PRÓ-TRÂNSITO nos cursos de formação e requalificação de instrutores e diretores de CFCs.

Em 2009  tive a honra de ficar em 1º Lugar no Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito com a minha monografia “Classificação de Campanhas Educativas de Trânsito” na categoria “Obra Técnica”, tema  que depois virou o meu primeiro livro.

Em 2012 fundei a empresa Setes Consultoria e Treinamento, cujo objetivo é o desenvolvimento de consultorias, projetos, conteúdos e materiais relacionados à segurança viária e mobilidade, a capacitação e qualificação dos envolvidos na área do trânsito em geral.  

Desde 2015, sou Observadora Certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Como dá para perceber, nestes anos todos tenho me dedicado aos estudos e às ações relacionadas à segurançapromoção da saúde e prevenção da violência no trânsito. Espero que possamos nos conectar de alguma forma e trabalharmos juntos em prol da redução da mortalidade e morbildade por violência no trânsito em nosso país.

Conte comigo!

Scroll Up