PALESTRA “CAMPANHAS EDUCATIVAS DE TRÂNSITO: UMA METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO”
Duração: 60 a 90 minutos
Medidas preventivas como é o caso dos projetos de educação para o trânsito e das campanhas educativas são tarefas desafiadoras.
Aumentar a segurança no trânsito através de tais meios representa, sobretudo, diminuir o número de conflitos e promover a saúde e a prevenção. Para atingir tais objetivos é primordial melhorar a qualidade das ações preventivas.
Uma campanha educativa visa promover um esclarecimento à sociedade sobre um determinado assunto, com abordagens diferentes da educação formal.
Ela atua como um meio da educação informal. Seja através de panfletos, cartazes, teatro, televisão, rádio, apresentações, cursos, etc. É uma forma de propaganda na qual vendemos um produto (comportamento) geralmente destinado a melhorar (ou no mínimo preservar) a vida do público-alvo.
Toda ação que tem por objetivo informar, mobilizar, prevenir ou alertar a população para adotar comportamentos que lhe tragam segurança e qualidade de vida.
O conhecimento dos métodos de categorização e a avaliação das campanhas educativas de trânsito promovem o desenvolvimento de políticas de prevenção da violência e de promoção da saúde no trânsito.
Conhecer os métodos de classificação e posteriormente a avaliação das campanhas aumentará a chance de eficácia dos trabalhos realizados pelos órgãos, entidades do Sistema Nacional de Trânsito, bem como empresas ligadas ao setor de mobilidade humana e segurança viária.
OBJETIVO
Apresentar um estudo que define categorias para campanhas educativas de trânsito. Perpassa por referências bibliográficas relacionadas ao tema, além da apresentação da classificação e estratégias e avaliação dos resultados.
PRÊMIO
O estudo que fundamenta a palestra virou um livro e foi vencedor do 1º Lugar do Prêmio DENATRAN de Educação para o Trânsito em 2009 na categoria Obra Técnica.