A educação para o trânsito como tema transversal: fundamentação pedagógica, ideológica e legal
Por Roberta Torres
Finalizei meu mestrado com a dissertação “A educação para o trânsito como tema transversal: fundamentação pedagógica, ideológica e legal”. Tema este que sempre me interessou muito. Aprendi bastante ao buscar referências de outros países, pesquisas e estudos sobre a evolução da transversalidade.
Para a Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), a percepção que pedestres e ciclistas, em especial as crianças têm da sua própria segurança, é melhorada através da educação. Então, seria preciso ensinar as crianças a se movimentar com segurança e desenvolver habilidades para um deslocamento mais seguro.
“Iniciar precocemente a preparação dos indivíduos para o enfrentamento dos riscos de um sistema inseguro – o trânsito – traz, potencialmente, benefícios imediatos e acumulados ao longo da vida. Quanto antes forem oferecidas informações sobre os meios seguros de utilização do espaço que acontece no trânsito, mais cedo as crianças estarão preparadas para um sistema que ainda é imperfeito e por isso, perigoso”.
Ler a dissertação de mestrado completa.